domingo, 19 de agosto de 2012

Dan Kanter revela em entrevista ao Jambands detalhes sobre a ida de Justin Bieber ao show da banda Phish







thumbdankanter

Dan Kanter, o guitarrista oficial de Justin Bieber, que o acompanha nos palcos e apresentações desde muito cedo, concedeu uma entrevista ao Jambands onde revelou muitos detalhes sobre o show que Justin e sua namorada Selena Gomez compareceram essa semana e também como é sua rotina – maluca – como guitarrista do cantor. Confira-a traduzida:

Músico nascido em Toronto, Dan Kanter começou a se apresentar em clubes quando tinha apenas 15 anos e durante os últimos 16 anos, colaborou com artistas como Stevie Wonder, Carlos Santana, Usher, Miley Cyrus, Drake, Ludacris, Boys II Men, Mary J Blige e Busta Rhymes. Ele compareceu a programas como Saturday Night Live, Oprah, American Idol, VMA da MTV, Late Night with David Letterman, The Tonight Show with Jay Leni, Ellen DeGeneres, The Today Show e Good Morning America. Também tocou no Madison Square Garden seis vezes. Mas após essa quarta-feira de noite ele será conhecido para sempre, pelo menos por vários espectadores, como o homem que levou Justin Bieber e Selena Gomez para um show da banda Phish.


Pelos últimos três anos, o músico de 31 anos trabalhou com Bieber, exercendo a função de diretor musical e guitarrista. Ele também co-produziu o álbum de platina do cantor, “My World Acoustic”, teve uma participação no filme “Justin Bieber: Never Say Never 3D” e escreveu e co-produziu a música “Be Alright” em seu álbum de sucesso “Believe”.

Enquanto ele é certamente um fã de música pop e do teatro musical, também tem raízes profundas na parte Jamband e viu Phish ao vivo em torno de umas 60 vezes (incluindo em um Ano Novo em que reservou uma ida ao Madison Square Garden para assistir o Quarteto Vermont após performar na Times Square com Bieber e Carlos Santana). Após escutar Phish por vários anos, Kanter finalmente levou o ídolo adolescente para um show em Long Beach, na Califórnia, na noite de quarta-feira. Todos do Twitter souberam da história rapidamente e, logo depois, o repórter do The Hollywood divulgou a notícia de que Chris Kuroda da banda Phish iria trabalhar na próxima turnê de Bieber. Dois dias depois, Kanter falou com Relix sobre sua jornada pessoal com Phish, seus próximos shows com Kuroda e da época onde sua esposa ensinou Bieber a bater palmas durante a música “Stash”.

Entrevistador: A primeira vez que lembro de ter ouvido seu nome foi quando Bob Weir trouxe sua filha para ver o Justin Bieber. Pelo o que ouvi, Justin não reconheceu Bobby, mas você foi direto até ele, não é?

Dan Kanter: Sim, direto, direto! Isso foi demais. Acho que Bob esteve em dois shows do Justin Bieber. Que loucura encontrar ele em um show de Justin. Ele é muito legal e sua filha é uma grande fã, então é muito animador o fato de que quando tocamos na Bay Area ele apareceu por lá. É engraçado estar no palco tocando com o Justin e ver ele na terceira fileira. Eu ía para cima e jogava palhetas de guitarra para ele durante toda a noite e ele ria. Eu estava em San Francisco no ano passado com a minha esposa e saímos com ele. Bob levou a gente para Dim Sum e depois para os estúdios TRI, que é muito bem criado, com todos os fluxos que eles estão fazendo. É muito divertido lá fora. É incrível que ele esteja tão à frente do jogo.

Entrevistador: Vamos falar um pouco sobre sua carreira musical, antes de falar sobre Phish e seu trabalho com Justin Bieber, ouvi dizer que você começou a tocar ao vivo quando tinha apenas 15 anos. Que tipo de música você tocava naquela época?

Dan Kanter: Meus gostos musicais sempre estiveram em todos os lugares. Eu cresci estudando piano clássico, ouvindo Beatles e Elton John e música grunge. Gosto muito de metal também. Mas meu pai dirigiu musicais e ele também é obcecado por Dylan. Então, crescendo, eu poderia cantar todas: Fantasma da Ópera e Les Miserables, e eu poderia cantar todas: “A Rains rígidos Gonna Fall”. De ver meu pai em shows desde criança, eu realmente aprendi a apreciar música e produção, como as luzes funcionavam, a encenação e figurino surgiram. Eu amo banda, mas sempre fiquei interessado igualmente por todos tipos de shows. Após a universidade, quando eu comecei a fazer algumas sessões de trabalho para os artistas e comecei a brincar com algumas bandas, eu não podia ajudar, mas acrescentava um detalhe no que eles iriam usar, como eles trabalhariam com o público, mesmo gravando coisas e indo até o cara da iluminação, vendo a lista de sugestões. Então, eu realmente entendo o aspecto de show inteiro, e é assim que eu comecei a dirigir shows. Por alguma razão, eu acho que talvez porque eu fui um conselheiro do acampamento por tanto tempo, eu trabalhei com um monte de adolescentes, e eu realmente adorei trabalhar com jovens artistas. Então, quando Justin precisava de alguém, a gravadora me recomendou a ele, graças a Deus, e nós aceitamos. Estamos trabalhando juntos há mais de três anos.

Entrevistador: Você finalmente levou Justin para um show da Phish essa semana. Estava tentando levá-lo há um tempo, e se sim, tentou levar ele por causa de algum tipo específico de música ao vivo? Ou foi apenas algo que ele quis verificar como um fã de cultura pop e música?

Dan Kanter: Bem, Justin obviamente, sabia sobre a minha, da minha esposa, obsessão com Phish desde que nos conhecemos. Ele é muito fascinado. Eu mostrava para ele vídeos de coisas… nós apenas falamos sobre isso e ele ficou muito fascinado pelo mundo todo e pelo fato de que eles são tão grandes que podem esgotar ingressos para o Madison Square Garden por quatro noites seguidas, mas eles realmente não possuem videoclipes ou tocam nas rádios. Bem, eles têm um videoclipe “Down with Disease”, é um mundo tão oposto do que ele vive, que Justin está completamente fascinado por isso. E também, Justin é bastante espontâneo, caso alguém pense que ele é aquele típico popstar. Ele e eu fazemos todos nossos shows acústicos ser ter a setlist previamente pronta, e ele apenas anuncia as músicas como Phish faz. Fizemos um grande show ano passado no Massey Hall em Toronto, apenas nós dois e eu tinha certeza que tocaríamos ao menos trinta minutos. Acabou que tocamos por duas horas, anunciando cada música que ele tinha. Uma música ele anunciou no palco e disse “Não sei como tocar isso”, então ele cantou acappella. Ele é meio que engraçado quando faz assim. E também, com Justin, antes de ser um fenômeno, ele é primeiro e principalmente um músico. É um guitarrista, baterista e pianista incrível, e está ficando cada vez melhor. Eu acho que ele realmente gostou das musicas da Phish. Estive implorando para ele vir em um show conosco por muito tempo e este foi perfeito. Foi realmente inacreditável. Foi totalmente o que eu esperei.

Acho que o público da banda foi muito respeitoso com ele enquanto ele estava lá. Tivemos tudo com segurança e pudemos ficar de frente para o palco, mas ficamos no meio da pista de dança onde todos estavam dançando e ninguém veio incomodar ele. Foi a primeira vez que estive com ele em público onde ninguém veio incomodar. Não virou uma bagunça com pessoas loucas querendo tirar fotos. Foi empolgante. Estávamos todos dançando e minha esposa ensinou ele a bater palmas durante a música “Stash”. Levei milhares de bastões neons comigo e teve uma hora em que eles puderam ser lançados. Foi demais. Definitivamente esse não foi o último show deles. Ele teria ficado a noite toda, mas Selena Gomez tinha de estar no set á 1 hora da manhã para gravar um filme, então eles tiveram de ir embora antes da parte extra. Tiveram muitos momentos engraçados durante a noite. Fomos até a sala da banda, assim Justin poderia conhecer alguns dos meninos. Quando chegamos lá, tinha uma lista monstro de 500 músicas e Justin disse: “Essa é a lista de músicas que eles tem que saber?” Outro grande momento foi quando fomos até a sala da banda e Foshman estava tocando bateria com fones de ouvido, provavelmente 15 minutos antes do show, ele levantou e disse: “Ei gente, ei Justin. É muito legal conhecê-lo. Desculpe ser anti-social, mas eu tenho que fazer minhas coisas antes do show começar.” E sentou novamente, começando a tocar.

Obviamente isso foi muito animador para mim. Existiram alguns comentários nojentos, estúpidos, mas quase todos foram positivo. Estive apenas seguindo todos as mensagens no Twitter e todas as revisões sobre ele ter ido lá. Todos falaram bastante sobre o Chris Kuroda e essa é outra coisa: para ele, ver Chris, foi maravilhoso. Justin é muito trabalhador e nós dois queremos que todos dancem em cada momento da música, queremos ter um toque de música e um toque de luz. Estive incomodando nosso gerente de produção, um cara chamado Tom Marzullo, que fez turnês como Purple Rain, para levá-lo a trabalhar com as luzes para o Justin.

Estive incomodando ele por um tempo sobre pegar, ou ao menos falar com Kuroda e quando isso começou a acontecer eles foram capazes de pensar no fato de que ele poderia trabalhar em nossa turnê mas também não poderia perder nenhum show da Phish, foi uma ideia absolutamente inviável. Justin não deu palpites nisso, mas na praia Long, ele ficou completamente encantado com Kuroda. Ele não perderá nenhum show da Phish, então esse foi o melhor de ambos os mundos, com certeza. Foi divertido, de certa forma eu continuo sentindo que Phish é o maior segredo no mundo. É incrível. Bem, talvez não seja um segredo agora que Justin os citou no Twitter. [Risos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário